Pensando no futuro com ações no hoje, com esse pensamento a Minner faz parte do programa EuReciclo que faz a compensação do Impacto Ambiental das embalagens geradas.

O programa, com as empresas engajadas, já compesou mais de 90 mil toneladas com mais de 60 operadores parceiros.

Benefícios para o planeta

Os resíduos possuem três destinos ambientalmente corretos: reciclagem, aterros sanitários ou incineração com recuperação energética. Qualquer coisa que fuja disso, normalmente, se torna poluição ambiental.

Acontece que há 70 anos atrás isso não era um problema, mas com a modernização e produção em exponencial desde a década de 60 as empresas passaram a crescer tanto em um viés econômico, quanto em um viés de análise do impacto ambiental.

Essa aceleração permitiu que hoje existam mais de 7 bilhões de pessoas no planeta, onde 54% vivem em centros urbanos e desempenham um papel de consumo intensivo em seus cotidianos.

Os produtos passaram então a ter o ciclo de vida mais curto, como forma de incentivar o consumo. Isso pode ser visto através da obsolescência programada de eletrônicos ou simplesmente através dos descartáveis para alimentação.

A logística reversa, mecanismo de retorno dos resíduos para que sejam reinseridos no ciclo de vida do produto, permite que parte desse impacto ambiental seja minimizado. Como resultado temos:

Diminuição da contaminação do solo e água

Já que grande parte do que iria para aterros, lixões ou mar, passa a ser destinado para a reciclagem ou incineração com o obtenção energética.

Menor impacto sobre a perda de biodiversidade;

a vida marinha tem sido ameaçada por conta da crescente quantidade de resíduos despejados no mar. Com a logística reversa essa quantidade é reduzida.

Recursos são finitos

Esquecemos, mas, recursos são finitos. Eles acabam e se não forem extraídos com equilíbrio e reaproveitados as próximas gerações e todo o ecossistema poderão sofrer mudanças irreversíveis.

Benefícios para você

O maior benefício continua sendo para você, para a sua qualidade de vida e de todos a sua volta.

Fonte: EuReciclo
  • Compartilhar: